quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ?


Evidências no dia-a-dia nos mostram que existe um interesse, cada vez mais generalizado dentro da população, em conhecer e relacionar-se corretamente com as pessoas que têm uma deficiência.
É de suma importância saber como se comportar diante das pessoas com algum tipo de deficiência. De vez em quando as pessoas ditas “normais” se deparam em situações que precisam ajudar as PCD’s (Pessoas com deficiências), como, por exemplo, subir uma rampa, atravessar a rua, enfim, situações do cotidiano que precisam ser conhecidas e reconhecidas pela sociedade para que eles sejam incluídos neste meio social e tenham uma melhor qualidade de vida.
Nesta edição, apresento uma síntese desses comportamentos inclusivos diante de pessoas com deficiência, parte deles transcrita e/ou adaptada de inúmeros textos publicados e parte aprendida em experiência de vida, bem como em minha atuação no movimento de direitos e reenvindicações, nos últimos 35 anos da minha vida de cadeirante( quem usa cadeira de rodas ).
- Converse conosco respeitosamente, sabendo que ambos desejam ser respeitados como seres humanos.
- Comporte-se de igual para igual, ou seja, considerando que vocês dois possuem a mesma dignidade.
- Aceite a outra pessoa como ela é, assim como você espera ser aceito do jeito que você é.
- Ofereça ajuda sempre que notar que a pessoa parece necessitá-la. Pergunte antes de ajuda e jamais insista em ajudar. Se ela aceitar a ajuda, deixe que ela lhe diga como quer ser ajudada.
- Lembre-se de que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos garantidos a todos os povos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição de cada país.
1. Que usa cadeira de rodas

- Não se apóie na cadeira de rodas, nem com as mãos nem com os pés. A cadeira de rodas é uma extensão do corpo da pessoa que a utiliza.
- Não receie em falar as palavras “ande”, “corra” e “caminhe”. As próprias pessoas com deficiência física também as utilizam.
- Se a conversa for demorar, sente-se num banco ou sofá de modo que seus olhos fiquem no mesmo nível do olhar da pessoa em cadeira de rodas. Para uma pessoa sentada, não é confortável ficar olhando para cima durante um período relativamente longo.
- Ao ajudar uma pessoa em cadeira de rodas a descer uma rampa ou degraus, use a marcha à ré, para evitar que, pela excessiva inclinação, a pessoa perca o equilíbrio e caia para frente.
- Ande na mesma velocidade do movimento da cadeira de rodas.
- Ao planejar eventos, providencie acessibilidade arquitetônica em todos os recintos.

2. Que usa muletas

- Tome cuidado para não tropeçar nas muletas.
- Ao acomodar as muletas, após a pessoa sentar-se, deixe-as sempre ao alcance das mãos dela.
- Ande no mesmo ritmo da marcha da pessoa

3. Que tenha necessidade especial no uso dos braços e mãos e do corpo em geral

- Siga as cinco dicas gerais, acima indicadas.
- Esteja atento às particularidades de cada tipo de deficiência física.
Acessibilidade Já !!!